sexta-feira, 25 de março de 2011

Deputados descutem o fim da pesca predatória no Guaporé‏

Rondônia

Os Deputados Luizinho e Valter Araújo discutem medidas para por fim à pesca predatória no Guaporé

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Valter Araújo (PTB), e o deputado Luizinho Goebel (PV), manifestaram preocupação com a pesca predatória no Vale do Guaporé e propuseram medidas para que o governo controle a atividade e amplie a fiscalização. Ambos se reuniram na última quinta-feira (24) no gabinete da presidência com o prefeito de Pimenteiras José Horn, com a secretária Nancy Fernandes (Sedam) e o superintendente Júlio Olivar (Setur). Também participaram das discussões os deputados estaduais Valdivino Tucura, Maurão de Carvalho e Jean de Oliveira.

De princípio o presidente manifestou sua preocupação com o controle de emissão de carteiras de pescadores. Por sugestão do presidente a Sedam deverá baixar um decreto proibindo a pesca com redes em toda a bacia do Guaporé, e, num período não inferior a 90 dias, a Sedam vai realizar um amplo estudo das bacias hidrográficas do Guaporé para estabelecer um zoneamento do potencial pesqueiro, da pesca e do estoque de peixes.

Valter Araújo também defendeu a realização de audiências públicas para discutir com os pescadores as mudanças na legislação que assegura a pesca de 400 quilos semanais de pescado, e dessa forma, com dados técnicos, encontrar o melhor caminho para assegurar a preservação ambiental sem que os pescadores e suas famílias sejam prejudicados.

O deputado Luizinho Goebel defendeu uma ampliação da fiscalização por parte da Sedam com apoio da Polícia Ambiental coibindo a pesca predatória e apreendendo equipamentos proibidos para a pesca. No sábado (26) o presidente Valter Araújo estará em Porto Rolim juntamente com a secretária da Sedam para se reunir com pescadores e debater a questão. “Nossa preocupação é assegurar a preservação ambiental sem prejudicar as populações ribeirinhas e os pescadores profissionais”, pontuou.

A secretária Nancy adiantou que todas as carteiras de pescadores emitidas pela Sedam serão cassadas por meio de decreto e somente o registro emitido pelo Ministério da Pesca é que vai legalizar a atividade pesqueira.
Fonte: Assesoria

Nenhum comentário: