terça-feira, 22 de março de 2011

Ministro da Justiça diz que Força Nacional ficará em Jirau o tempo que for necessário


Os cerca de 600 homens da Força Nacional de Segurança enviados há cinco dias para Rondônia serão mantidos na região por tempo indeterminado.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira que os agentes ficarão no local para apoiar as ações do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB). O contingente foi enviado à área para conter os protestos dos trabalhadores no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira.
- Eu acredito que não tenha de ficar tanto tempo assim, mas ficará o tempo necessário para que a situação seja controlada. A Força Nacional existe para isso, para apoiar a segurança pública em todo território nacional - afirmou Cardozo, depois de conceder entrevista ao programa "Bom dia, ministro", produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceira com a EBC.
Em seguida, Cardozo afirmou que não há prazo para a retirada dos homens de Rondônia.
- A Força de Segurança ficará lá o tempo que for necessário para que sejam cessadas as causas que determinaram aquele tumulto - disse ele.
Segundo o ministro, a Polícia Federal investiga as motivações para os protestos promovidos pelos trabalhadores de Jirau.
- A Polícia Federal investiga para que situações daquele tipo não mais se repitam - disse ele.
O governador de Rondônia encaminhou o pedido para o envio da Força Nacional a Cardozo e à secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
Os protestos dos trabalhadores de Jirau tiveram início na terça-feira da semana passada, após uma briga entre um motorista de ônibus e um dos operários. Veículos e alojamentos foram incendiados e instalações do canteiro de obras foram depredadas. Os funcionários reclamam das condições de trabalho oferecidas na obra.

Nenhum comentário: