sexta-feira, 15 de abril de 2011

O desabafo de uma cidadã orgulhosa por morar e amar Rondônia


"Mediocridade de ambas as partes, “palhaço” e platéia. Palhaço entre “...” porque os verdadeiros palhaços, estes muitos superiores a essa ralé que assisti, brilham no picadeiro, arrancam gargalhadas da platéia sem precisar recorrer a artifícios tão baixos."


*

*Por Juci Theodoro

*

Após ouvir inúmeros comentários, hoje eu assisti, estarrecida, ao vídeo em que o senhor Rafael Bastos insulta toda população de uma Unidade Federativa do País, Rondônia. Quando me falaram, eu me recusei a acreditar que um “cidadão” dito esclarecido, figura pública e formador de opinião, o que esse senhor é, se prestasse a tal papel mas constatei, chocada, do que a mais completa ignorância é capaz. Ignorância de um “cidadão” que pretende fazer humor, utilizando-se de um humor barato, mesquinho e Xenofóbico. Xenofóbico sim, mesmo Rondônia não sendo um país.

*

Ignorância também de toda uma platéia que se deleita, se desmancha em risadas diante das ridículas piadas. Platéia ignorante, que não se levanta, que não contesta, incapaz de um ato de CIDADANIA.

*


Mediocridade de ambas as partes, “palhaço” e platéia. Palhaço entre “...” porque os verdadeiros palhaços, estes muitos superiores a essa ralé que assisti, brilham no picadeiro, arrancam gargalhadas da platéia sem precisar recorrer a artifícios tão baixos.Percebe-se que este dito ”cidadão” desconhece por completo a historicidade deste espaço geográfico, atualmente denominado Estado de Rondônia. Espaço este, habitado desde os tempos mais remotos por diversas etnias indígenas, ocupado posteriormente por brancos oriundos das diversas regiões do Brasil, e por negros quilombolas, escravos fugidos e/ou alforriados, surgindo nestas terras a representação mais fiel do povo brasileiro, a miscigenação de três raças, de culturas diversas.Estas terras ainda acolheram de braços abertos portugueses, espanhóis, latinos, americanos, ingleses, alemães, italianos, turcos, libaneses, judeus, japoneses, barbadianos e muitos outros povos de diversas partes do mundo, quando da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*

Há de se lembrar também as inúmeras levas de nordestinos que por aqui chegaram e por aqui ficaram após os primeiro e segundo ciclos da borracha. Cidadãos estes que vivenciaram a criação do então Território Federal do Guaporé e posteriormente Território Federal de Rondônia...

*


CONFIRA O RESTANTE DA CARTA, CLIQUE AQUI.

*

FONTE: RONDONIAGORA

Nenhum comentário: