quinta-feira, 24 de maio de 2012

Comercial da RedBul faz piada com Jesus Cristo e pode sair do ar no Brasil


BRASIL
Um comercial do energético RedBull está causando polêmica nas redes sociais ao fazer" em forma de desenho animado "uma piada com a passagem bíblica em que Jesus caminha sobre a água. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) deverá julgar, ainda este mês, o caso e poderá pedir que o anúncio seja retirado do ar.
 No filme, que tem pouco mais 30 segundos, Jesus sai de um barquinho caminhando sobre o rio durante uma pescaria e é questionado por "Pedro" sobre como consegue fazer aquilo. Um terceiro integrante do barco diz que "Ele só tomou um RedBull". Em seguida, Jesus afirma que tal feito não é por conta da bebida energética nem por qualquer milagre: "Só tem que ficar esperto onde tem pedra", diz, enquanto salta as pedras encobertas pela água e solta um "Jesus", ao escorregar numa delas.


 O filme não teve boa repercussão no meio religioso. Em sites de relacionamento como o Youtube e na própria página da RedBull, onde o filme também está disponível, internautas dividem opiniões sobre o conteúdo do comercial. 
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Arquidiocese do Rio informou estar analisando o caso juridicamente. O Conar disse já ter cerca recebido cerca de 50 reclamações a respeito do comercial e que, caso o conteúdo seja considerado inadequado, ele poderá ser modificado ou mesmo tirado do ar. O posicionamento oficial do Departamento de Comunicação da RedBull é que "o comercial não tem nenhuma conotação negativa com a religião. E que, na verdade, é um comercial que faz uma brincadeira com o próprio produto, ao dizer que ele não precisou tomar RedBull, apenas usou as pedras para caminhar pela água". De origem austríaca, o anúncio foi lançado oficialmente no Brasil em fevereiro e está no ar também na Austrália, Itália e Suíça. Se não for pedida a retirada do ar pelo Conar, o comercial deverá ser transmitido em canais de TV aberta e TV paga até novembro, segundo previsões da RedBull. 


Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário: