sexta-feira, 27 de julho de 2012

O SECULARISMO DENTRO DA IGREJA

BRASIL
O SECULARISMO DENTRO DA IGREJA
Por: Fábbio Xavier
A Bíblia é um livro extraordinário, pois contém todas as respostas que necessitamos para termos uma vida com Deus em abundância e muita paz espiritual. Tenho notado que o mundo tem olhado para Deus como um ser tão distante, intocável e de difícil acesso, mais a Bíblia nos garante vitória sobre todas as diversidades.
Ao ler a Bíblia me deparei com uma terrível notícia, quem sabe você esta a se perguntar, que noticia é esta? Descobri que Deus é bom (1Jo: 4.8). Quem sabe você pode estar dizendo ao ler estas minhas palavras: eu também sei disto, o que há de mais nesta mensagem que Deus é bom? A Bíblia nos relata a todo tempo que Deus é bom, esta é a minha principal preocupação em saber que todos sabem desta mensagem.
A minha inquietação é a seguinte: Sendo Deus bom, o que ele irá fazer com os que não são bons? (Sl:9.16-17). Será que Deus tem obrigação de oferecer salvação a todos? Será que Deus irá esperar a conversão de todos os Homens?
Percebo que a minha preocupação tem fundamento, Deus nos condicionou uma porta aberta (Jo: 10.9), mas a escolha é nossa, a cruz é o nosso caminho para a reconciliação com Deus (Ef: 2.16-19), e este caminho é deveras muito apertado, porém, temos outra escolha, que é o da porta larga (Mt: 7.13-14), fica a sua disposição estas duas oportunidades para você escolher, pois Deus é muito bom, não quer que ninguém venha o servir a força.
O meu maior temor é o que Deus irá fazer com todos os que o chamam de filhos, mas o desconhecem como pai amoroso e misericordioso não o conhecem como aquele que nos amou com o seu amor Ágape, sendo nós como ovelhas desgarradas, ele nos acolheu e nos deu uma vida nova (2 Co: 5.17).
Deus é bom, mais todos desconhecem como tal, e viram as costas aderindo falsos louvores e falsas adorações uma verdadeira prostituição espiritual, as nossas igrejas estão tão cheias de modismos homens ávidos por poder, a igreja do século XXI é marcada por seu secularismo sem limites, mas Tiago já nos aconselhava que estas coisas não deveriam ser assim (Tg: 3.10).
A igreja do século da tecnologia não incomoda mais o mundo, quando falo no Mundo me relaciona a visão original do Grego que quer dizer: [Do gr.Kosmos, Ordem, Governo], ou seja, existe um novo governo dentro da Igreja que não é o de Deus, os Cristãos levam uma vida maniqueísta, a igreja não influência mais o governo do mundo, mais acontece o contrário o mundo tem exercido uma grande influência dentro da igreja, no modo de falar, de vestir, na literatura, nos filmes e principalmente na música.
Quando nos deparamos com textos como o de Atos: 17. 6 que diz: “Porém, não os achando, trouxeram a Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que tem alvoroçado o ‘MUNDO’ chegaram também aqui.” (grifo meu), percebemos que a igreja incomodava o Mundo, ou seja, o governo e o costume eram transformados pela igreja, e hoje? Hoje infelizmente é o mundo que tem influenciado a Igreja com seus encantos efêmeros.
Certa feita, perguntaram a Moody, como fazemos para avivar uma igreja que esta cheia de secularismo? Ele respondeu: Acendam uma fogueira no meio do púlpito da sua Igreja. Moody estava descrevendo o segredo da vitória já tão esquecida de muitas igrejas, a busca pelo fogo genuíno que promove avivamentos.
O fogo além de ser o símbolo do Pentecostes, ele é muito importante para a igreja e seus membros, (Pv: 26,20) o fogo é o desenvolvimento simultâneo de calor e luz produzido pela combustão, se uma igreja não tem mais o que queimar como permanecerá acesa as suas chamas? Se considerarmos o que nos disse o profeta Jeremias: “Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a penha?” (Jr: 23.29) logo entendemos que uma igreja sem fogo pode significar que a tal não tem a palavra de Deus.

Portanto, Que o senhor nos abençoe e nos livre deste mal chamado secularismo e modismo, que o nosso coração contenha a chama da palavra e da verdade sempre aceso, que possamos ser profetas em meio a uma geração corrompida e sem Deus Ele é bom, mas o que ele irá fazer com todos que não o são?
E o que ele irá fazer com todo aquele que se diz ser cristão e não são? Fica aí para a sua meditação, vou finalizar este pequeno ensaio chamando o meu amigo João para esta conversa que diz: “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho” (2 Jo: 9).


 Que Deus nos abençoe.

Fábbio Xavier
Teólogo e Graduando em História pela Universidade de Pernambuco (UPE)
Site: http://www.historianovaemfoco.blogspot.com/

Nenhum comentário: